sábado, 15 de agosto de 2009

Recapitulando...


Como de costume nas aulas de Redação Publicitária acontece uma pequena revisão da matéria (que deve ser cumulativa e não excludente) aqui no blog não vai ser diferente. Algo bem rápido e indolor:



  • Fases da Publicidade: - I Os reclames; - II Os Intelectuais; - III Os profissionais;

  • Denotação: Sentido real. A palavra é denotativa quando o sentido que lhe é atribuído é o mesmo encontrado nos dicionários (sentido literal, objetivo);

  • Conotação: Sentido figurado. Além de seu sentido real, literal,cada palavra remete a inúmeros outros sentidos de ordem abstrata subjetiva;

  • Coerência e elos coesivos: Trata dos sentidos gramaticais e de contexto (lógica) de um texto. Obtem relação entre as frases;

  • Características reais de um produto: Características técnicas, intrínsecas, tangíveis,objetivas. Características iguais à todos;

  • Características subjetivas de um produto: Características emocionais, extrínsecas, juízo de valor, opinião, gosto. Características que assumem uma forma para cada pessoa;

  • Ambigüidade: Duplo sentido (real e figurado);

  • Polissemia: vários sentidos (Ex.: manga, colar,presente);

  • Slogan: Fórmula concisa e marcante de fácil repetição que resume o conceito ou diferencial do produto e /ou marca;

  • Títulos: Chama a atenção para o anúncio, trata da promessa básica e não é duradouro como o slogan;

  • Figuras de Linguagem - Metáfora: Analogia, explora o conhecimento de mundo de determinado público, conotativo;

  • - Metonímia: Substituição da parte pelo todo;

  • - Eufemismo: Suavizar coisas desagradáveis, difíceis de serem ditas;

  • - Antítese: Idéias opostas;

  • - Prosopopéia: Características humanas a seres inanimados;

  • - Onomatopéia: Verbalização de sons;

  • - Hipérbole: Exagero, ênfase em algo.

1 comentários:

@JoseAdolfo disse...

Resumos nunca são d+!