Como de costume nas aulas de Redação Publicitária acontece uma pequena revisão da matéria (que deve ser cumulativa e não excludente) aqui no blog não vai ser diferente. Algo bem rápido e indolor:
- Fases da Publicidade: - I Os reclames; - II Os Intelectuais; - III Os profissionais;
- Denotação: Sentido real. A palavra é denotativa quando o sentido que lhe é atribuído é o mesmo encontrado nos dicionários (sentido literal, objetivo);
- Conotação: Sentido figurado. Além de seu sentido real, literal,cada palavra remete a inúmeros outros sentidos de ordem abstrata subjetiva;
- Coerência e elos coesivos: Trata dos sentidos gramaticais e de contexto (lógica) de um texto. Obtem relação entre as frases;
- Características reais de um produto: Características técnicas, intrínsecas, tangíveis,objetivas. Características iguais à todos;
- Características subjetivas de um produto: Características emocionais, extrínsecas, juízo de valor, opinião, gosto. Características que assumem uma forma para cada pessoa;
- Ambigüidade: Duplo sentido (real e figurado);
- Polissemia: vários sentidos (Ex.: manga, colar,presente);
- Slogan: Fórmula concisa e marcante de fácil repetição que resume o conceito ou diferencial do produto e /ou marca;
- Títulos: Chama a atenção para o anúncio, trata da promessa básica e não é duradouro como o slogan;
- Figuras de Linguagem - Metáfora: Analogia, explora o conhecimento de mundo de determinado público, conotativo;
- - Metonímia: Substituição da parte pelo todo;
- - Eufemismo: Suavizar coisas desagradáveis, difíceis de serem ditas;
- - Antítese: Idéias opostas;
- - Prosopopéia: Características humanas a seres inanimados;
- - Onomatopéia: Verbalização de sons;
- - Hipérbole: Exagero, ênfase em algo.
1 comentários:
Resumos nunca são d+!
Postar um comentário