O tema de uma campanha é uma forma de abordar um valor ou qualidade notável - diferencial ou promessa básica de um produto ou serviço, através de uma linha criativa (apelo básico).
O tema tem duas principais funções:
- Unidade da campanha ou amarração: A interrelação das peças com diferentes signos verbais (ex.: slogan) e não-verbais (ex.:cores);
- Auxiliar no processo de persuasão: O tema deve provocar o impacto e estabelecer empatia - entre o público-alvo e o produto, pela exploração de símbolos que compõem seu imaginário.
O tema é o primeiro nível do processo de persuasão - de convencimento.
Embora seu efeito só seja definido pelo conjunto de elementos que integram a campanha.
Tema : linha criativa + apelo básico = efeito que a campanha produzirá.
Linha Criativa : Analisar o comportamento do Público-alvo.
- Humorística: situações engraçadas;
- Erótica: Deve ser sutil, público bem segmentado;
- Narrativo: Conta uma história;
- Testemunhal: Conceito da pessoa para o produto;
- Comparativo: Metáfora;
- Informativo: Características reais.
* Redação Publicitária, de Tânia Hoff e Lourdes Gabrielli
* Blog Redação Publicitária da Adriana Baggio [ http://adrianabaggio.blogspot.com/ ]
O próximo post a gente analisa umas peças.
1 comentários:
Olá professora Karla, tudo bem?
Fiquei contente em ter meu blog incluído nos textos de referência para suas aulas. Obrigada!
Parabéns pelo blog e pela inciativa.
Um abraço,
Adriana
Postar um comentário