domingo, 16 de agosto de 2009

Tema de Campanha - Aula Dias 03 e 10/08/09


O tema de uma campanha é uma forma de abordar um valor ou qualidade notável - diferencial ou promessa básica de um produto ou serviço, através de uma linha criativa (apelo básico).

O tema tem duas principais funções:

- Unidade da campanha ou amarração: A interrelação das peças com diferentes signos verbais (ex.: slogan) e não-verbais (ex.:cores);

- Auxiliar no processo de persuasão: O tema deve provocar o impacto e estabelecer empatia - entre o público-alvo e o produto, pela exploração de símbolos que compõem seu imaginário.





O tema é o primeiro nível do processo de persuasão - de convencimento.

Embora seu efeito só seja definido pelo conjunto de elementos que integram a campanha.

Tema : linha criativa + apelo básico = efeito que a campanha produzirá.




Linha Criativa : Analisar o comportamento do Público-alvo.

- Humorística: situações engraçadas;


- Erótica: Deve ser sutil, público bem segmentado;

- Narrativo: Conta uma história;

- Testemunhal: Conceito da pessoa para o produto;

- Comparativo: Metáfora;

- Informativo: Características reais.





* Redação Publicitária, de Tânia Hoff e Lourdes Gabrielli
* Blog Redação Publicitária da Adriana Baggio [ http://adrianabaggio.blogspot.com/ ]

O próximo post a gente analisa umas peças.

1 comentários:

Adriana Baggio disse...

Olá professora Karla, tudo bem?

Fiquei contente em ter meu blog incluído nos textos de referência para suas aulas. Obrigada!

Parabéns pelo blog e pela inciativa.

Um abraço,

Adriana