sexta-feira, 28 de maio de 2010

Lembrar sempre!

Não podemos esquecer nunca das figuras de linguagem que aprendemos em redação publicitária I.
Dica: pode cair ao qualquer momento nas provas de redação de qualquer período!

EUFEMISMO:

Emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. É usado para falar de algum assunto delicado.

Exemplos:
Ele foi convidado a sair da escola. (Em lugar de expulso da escola)
Você faltou com a verdade. (Em lugar de mentiu)
Nos fizeram varrer calçadas, limpar o que faz todo cão... (Em lugar de fezes)

PROSOPOPÉIA:

Dar características humanas há seres inanimados.

Exemplos:
Poupançudos da Caixa.
Bonequinho da Vivo.

ONOMATOPÉIA:

Sons descritos em palavras, gritos, ruídos, timbre de voz, sons da natureza, barulho de maquinas.

Exemplos:
Aaaaaiii, grito de dor.
Atchim, espirro.
Buáaa, choro.
Ic, soluço.
Miauu, miado de felino.
Va-vom, objeto cortando o ar.
Uauuu, admiração

ANTÍTESE:

É uma figura de linguagem que consiste na exposição de idéias contrárias.

Exemplos:
Já estou cheio de me sentir vazio. Renato Russo.
Eu vi a cara da morte e ela estava viva. Cazuza.
De riso se fez o pranto. Vinícius de Moraes.
Ele a amava, ela o odiava.

METONÍMIA:

É uma figura de linguagem que consiste em substituir um termo pelo outro. A metonímia é um dos recursos literários muito utilizados na publicidade para elaborar mensagens, criando e facilitando imagens e lembranças dos nomes dos produtos na mente do consumidor.

Exemplos:
Eu li Machado de Assis.
Eu não li Machado de Assis, eu Li a sua obra.

O café da manha ficou muito mais Izzi.

Um Itaú de Vantagens.

Metáfora:
Analogia, quando diz ele é...
Exemplo: Esse moço é um gato!
Comparação é quando se utiliza o termo como...
Exemplo: Seu sorriso se espalha como borboletas.

Para atingir um público alvo utilizando das metáforas, devemos a analisar se este público possui um conhecimento de mundo para compreender a informação, porque em uma metáfora não há uma explicação e um sentido implícito.

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