sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Agenda

Nesta segunda , dia 09/11/2009, temos um trabalho multidisciplinar para entregar à professora Karla.

Conteúdo: Trabalho Promoção Achocolatado Kakao.

Primeira etapa desenvolvida para a matéria do professor Fabiano, Produção Gráfica I.
Etapa dois, entrega para a professora Karla: defesa das peças, do conceito e da redação.

domingo, 1 de novembro de 2009

Rede Semântica na prática - COM 5 2009


A COM 5, a Semana da Comunicação do nosso curso, foi realizada entre os dias 05 e 09 de outubro.
A idéia é uma semana recheada de conhecimento, mas também de prática. Houveram oficinas, mostras, palestras,etc. O melhor é que todo esse conhecimento não é restrito, as atividades da COM 5 foram abertas para a comunidade. Assim podemos perceber o que acontece no mercado uberabense e o interesse pelo segmento.

Aproveitando a "brecha", a professora Karla nos passou um trabalho: elaborarmos um cartaz para a COM 5. Nossa visão na rede semântica. As artes estão bem simples pois o trbalho é de redação, fizemos apenas para postar aqui. São ótimos exemplos de aplicação prática de rede semântica.







sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Paradigma e Rede Semântica

Ainda discorrendo sobre Paradigma e Rede Semântica, abaixo segue um trecho de um livro de Celso Figueiredo, entitulado Redação Publicitária: Sedução pela palavra.

" Uma estratégia de mensagem muito empregada pela publicidade brasileira dos anos 80 e até hoje é o uso da rede semântica ou do método palavra-puxa-palavra. Esse método se dá pela escolha de uma palavra que funcionará como tema central, a ser desenvolvido no decorrer do anúncio ou comercial. Essa palavra central estabelecerá ligações com todo o texto, seja do ponto de vista sintagmático - ordem seqüencial horizontalizada, em que todas as palavras convergem para a raiz central - ou, conforme Carrascoza (2003, p.51), 'uma relação sintagmática se estabelece em dois ou mais termos presentes numa série real." Observe o comercial dos refrigerantes Consul, apresentado por Chico Anísio, utilizando apenas palavras iniciadas pela letra "C", que fez grande sucesso nos anos 80:

Casa começa com C, casamento começa com C, Consul, começa com C. Competindo com concorrentes categorizados, Consul coroou-se campeã, conquistando completa consagração. Contudo, convém conferir. Compartimentos certos, convenientemente colocados, congelador com capacidade correta, cores combinadas. Conheceu, curtiu, comprou. Com o Cruzeiro contado, cpmpre Consul correndo!

Não obstante a habilidade do redator de criar um texto todo principiado por "C", os processos criativos embasados em relações seqüenciais e sintagmáticas são mais limitados, que o palavra-puxa-palavra fundamentado em relações paradigmáticas. Paradigmas são conjuntos de valores e conceitos, que podem ser associados verticalmente com outros grupos de idéias. Correlações paradgmáticas permitem uma série associativa mneumônica virtual muito rica e que possibilita uma infinidade de correlações com a palavra original ou o termo raiz do processo criativo.
Tome-se por exemplo a campanha veiculada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, na qual a idéia criativa foi fundamentada no paradigma de que as palavras mudam de sentido dependendo do ambiente em que são utilizadas. O filme mostra um contraste entre as imagens -, com crianças brincando e manipulando os objetos em sua acepção "tradicional", enquanto o narrador dá as definições associadas À violência a que tantas crianças são submetidas. Vemos, ni início do filme, as crianças brincando com pequenos aviõezinhos e o narrador dizendo: ' Avião: é quem leva a droga do traficante até quem vai consumir'; depois, aparece uma cena escolar, uma aula de colagem e o narrador diz: " Cola: é o que as crianças de rua cheiram para fugir da realidade". Novo corte, e vêem-se crianças jogando bola. A narração afirma: 'Bola: é corrupção, o que crianças de rua aprendem a fazer para ganhar dinheiro'. Nova cena, crianças chupando balas; ao fundo, ouve-se bala 'Bala: é aquilo que as crianças põem no revóver para assaltar e matar nas ruas'; segue com crianças comendo rolinhos de presunto e o narrador dizendo: 'Presunto: é como os meninos de rua chamam o companheiro morto, o defunto'. O filme encerra com a assinatura: 'Tudo o que uma criança vai aprender na vida vai depnder do amor e do carinho que ela tiver'."

Agenda - Provas e Trabalhos

Tivemos uma pequena prova sobre Paradigma e Rede Semântica. Logo após semana de feriado e a Semana da Comunicação realizada pela faculdade.

Dia: 19/10/09

Em breve postaremos as provas e trabalhos aqui.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vt "A Semana", Revista Época | W/Brasil

"Com uma linguagem totalmente inusitada e inovadora, o filme da revista Época
mostra o que representam 7 dias, sob diversos aspectos:

Para uma mosca, 7 gerações,

Para um cachorro, 49 dias,

Para uma gripe, a cura,

Para a terra, 7 voltas,

Para a história, nada.

O filme tem duração de 3 minutos, mas também foi exibido em versão reduzida
de 1 minuto. A linguagem criativa deste filme foi responsável pelo Grand Clio
2001, prêmio mais importante da publicidade internacional que, em seus 42
anos, só concedeu este prêmio a 5 agências no mundo.

FICHA TÉCNICA
DIRETOR DE CRIAÇÃO: Washington Olivetto e Gabriel Zellmeister
CRIAÇÃO: Alexandre Machado e Jarbas Agnelli
PRODUTORA: AD Studio
DIRETOR DO FILME: Jarbas Agnelli
FOTÓGRAFO: Miro e Marcio Scavone
MONTADOR / EDITOR: Jarbas Agnelli
FINALIZADORA: AD Studio
PRODUTORA DA TRILHA: AD Studio
APROVAÇÃO D0 CLIENTE: Paulo Gregoraci "

Texto retirado do site oficial da W/Brasil.

Canal Futura - Campanha de Posicionamento | F/Nazca Saatchi &Saatchi

"Dois filmes dão continuidade à campanha institucional de construção do posicionamento do Canal Futura com o tema São as Perguntas que Movem o Mundo, e Não as Respostas, para instigar as pessoas a refletir e a questionar sobre o mundo que as cerca e sobre a vida.

A criação é de Carlos Di Celio e Rafael Genu, com direção de Fabio Fernandes e Carlos Di Celio.


Título: Perguntas
Direção de Criação: Fabio Fernandes , Carlos Di Celio
Criação: Carlos Di Celio , Rafael Genu
Direção: Marcelo Presotto
Produtora: Cinegrafika , Centoeonze
Pós Produção: Marcelo Presotto"

Texto extraído do site oficial da F/Nazca.

São dois filmes maravilhosos que trabalham em cima de uma temática inteligente e chamativa. Os filmes se superam pela redação, vale prestar atenção. Voz firme na locução off.



domingo, 13 de setembro de 2009

Paradigma e Rede Semântica - 24/08/09

Paradigma: palavra gatilho - associação de idéias. Ponto de partida. EXTERNO AO PRODUTO (algo sem conexão).É o conjunto de elementos similares que se associam na memória e que assim formam conjuntos relacionados ao significado.

Ex.: pato.

Rede Semântica: Signnificado. Falar mais sem ser cansativo, sendo criativo. Rede de significados semelhantes ao paradigma. Sucessão de metáforas.

Ex.: abrir o bico;
appo vazio;
bicadinha menor.

A rede semântica pode ou não ser complementada por uma imagem, mas não necessariamente.
Começa com o paradigma e no final ele o retoma. É estabelecido um raciocínio cíclico: com começo, meio e fim.

1- Paradigma;
2- Descrição do produto / serviço (características reais). METÁFORAS;
3- Volta do paradigma.

** Usa sempre que tiver que falar muito. Algo extenso e complexo.

Um bom texto para esclarecer sobre o assunto: http://www.scribd.com/doc/13196282/Paradigma-e-Rede-Semantica

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A vida com S é mais gostosa (Sadia - cliente DPZ)

A nova campanha institucional da Sadia, produzida pela DPZ, trabalha com o slogan "A vida com S é mais gostosa". Segundo a campanha, plural é melhor. E plural se faz com S, de Sadia. Grande sacada. Inclusive, esse é o tema da campanha, trabalhando o S em todas as peças (a marca da Sadia, aquele grande S vermelho).
Em sua nova campanha, a marca associa o "S" ,que forma o plural em nossa língua portuguesa, àqueles momentos em que juntamos todos: amigos e família. Diferentes grupos que juntos, ficam melhores. O tema da campanha foi criado a partir de pesquisa sobre as famílias brasileiras, como elas mudaram e transformaram seus hábitos,valores, opiniões e comportamentos. Foi diagnosticado a profunda mudança em sua estrutura e como isso as afeta em sua rotina: novos membros adentraram as casas e se fizeram presentes através da empatia, amizade,identificação,etc. Até a internet entra na roda; como não se é de espantar,pois hoje em dia, ela está envolvida em tudo.
A campanha conta com um Vt em duas versões: 30" e 60". A garotinha conta como uma família pode ser, extrapolando o significado encontrado no dicionário. Também haverão seis vinhetas criadas para reforçar o tema, mostrando diferentes famílias. Segundo Fernando Rodrigues, diretor de criação da DPZ, “a Sadia sempre foi a marca preferida da família e, no mundo moderno, família é muito mais do que era antes. A comunicação da marca abraça a bandeira da vida no plural mostrando que as refeições unem as pessoas e a missão da Sadia também é transformar esses encontros em momentos felizes.” A campanha corre o país, contando com filmes veiculados em rede nacional, mídia impressa, spots de rádio, outdoors e painéis, intensa divulgação nos PDV's (pontos de venda). Além de tudo isso, um plano de mídia digital foi desenvolvido pela Agência Click.


FICHA TÉCNICA

CAMPANHA:

AGÊNCIA: DPZ
DATA DA PRODUÇÃO: Julho /Agosto 2009
CLIENTE: Sadia
PRODUTO: CAMPANHA DA MARCA
TÍTULO: Dicionário
SECUNDAGEM: 60” / 30”
DIRETOR DE CRIAÇÃO: Francesc Petit, Fernando Rodrigues e Diego Zaragoza.
CRIAÇÃO: Marcello Barcelos, Rafael Urenha, Ana Laura Gomes e Fernando Rodrigues PRODUTORA IMAGEM: O2 Filmes
DIREÇÃO IMAGEM: Alex Gabassi
FOTOGRAFIA: Lito Mendes da Rocha
MONTAGEM: Lucas Gonzaga
PRODUTORA TRILHA: Play it Again
FINALIZAÇÃO: O2 Filmes
COMPUTAÇÃO / ANIMAÇÃO: Laruccia Animação e Efeitos
RTVC: Paulo Moraes, Flávia Lima, Adriana Marino
ATENDIMENTO AGÊNCIA DPZ: Maria Pestana, Rodrigo Picolo, Fabiola Assad.

CAMPANHA DIGITAL:

AGÊNCIA: Agência Click
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Raphael VasconcellosCRIAÇÃO: Ricardo Velasco, Cynara Navarro, Bruno Damião, Alexandre Claudino, Bruno Cintra, Lúcio Maolin
DIREÇÃO DE MÍDIA: Rose Campiani
MÍDIA: Marcio Jorge, Nádia Freitas, Carolina Gattás, Priscila Rocha
DIREÇÃO DE ATENDIMENTO: André Chueri
ATENDIMENTO E NEGÓCIOS: Rosana Fortes, Ricardo Basso

CLIENTE:

APROVAÇÃO CLIENTE: Eduardo Bernstein, Marcelo Assaf, Fabiola Menezes, Sharon Harisson, Camila Yu.

Abaixo está a versão de 60" do VT "Dicionário".

Agenda

Trabalho: Análise de Tema de Campanha

Analisar o tema de 3 peças de revista. Anexar as peças ao trabalho impresso.
Em dupla.

Data: 24/08/09.

Trabalho: Briefing Mundo Radikal

Trabalho multidisciplinar com a matéria do Professor Fabiano, Produção Gráfica I.
Produção de algumas peças, como revista.
O briefing está postado no Disco Virtual, na pasta da matéria de Redação II.

Data: 14/09/09.

Prova

Tema de campanha

Data: 31/08/09

domingo, 16 de agosto de 2009

Tema de Campanha - Aula Dias 03 e 10/08/09


O tema de uma campanha é uma forma de abordar um valor ou qualidade notável - diferencial ou promessa básica de um produto ou serviço, através de uma linha criativa (apelo básico).

O tema tem duas principais funções:

- Unidade da campanha ou amarração: A interrelação das peças com diferentes signos verbais (ex.: slogan) e não-verbais (ex.:cores);

- Auxiliar no processo de persuasão: O tema deve provocar o impacto e estabelecer empatia - entre o público-alvo e o produto, pela exploração de símbolos que compõem seu imaginário.





O tema é o primeiro nível do processo de persuasão - de convencimento.

Embora seu efeito só seja definido pelo conjunto de elementos que integram a campanha.

Tema : linha criativa + apelo básico = efeito que a campanha produzirá.




Linha Criativa : Analisar o comportamento do Público-alvo.

- Humorística: situações engraçadas;


- Erótica: Deve ser sutil, público bem segmentado;

- Narrativo: Conta uma história;

- Testemunhal: Conceito da pessoa para o produto;

- Comparativo: Metáfora;

- Informativo: Características reais.





* Redação Publicitária, de Tânia Hoff e Lourdes Gabrielli
* Blog Redação Publicitária da Adriana Baggio [ http://adrianabaggio.blogspot.com/ ]

O próximo post a gente analisa umas peças.

sábado, 15 de agosto de 2009

Recapitulando...


Como de costume nas aulas de Redação Publicitária acontece uma pequena revisão da matéria (que deve ser cumulativa e não excludente) aqui no blog não vai ser diferente. Algo bem rápido e indolor:



  • Fases da Publicidade: - I Os reclames; - II Os Intelectuais; - III Os profissionais;

  • Denotação: Sentido real. A palavra é denotativa quando o sentido que lhe é atribuído é o mesmo encontrado nos dicionários (sentido literal, objetivo);

  • Conotação: Sentido figurado. Além de seu sentido real, literal,cada palavra remete a inúmeros outros sentidos de ordem abstrata subjetiva;

  • Coerência e elos coesivos: Trata dos sentidos gramaticais e de contexto (lógica) de um texto. Obtem relação entre as frases;

  • Características reais de um produto: Características técnicas, intrínsecas, tangíveis,objetivas. Características iguais à todos;

  • Características subjetivas de um produto: Características emocionais, extrínsecas, juízo de valor, opinião, gosto. Características que assumem uma forma para cada pessoa;

  • Ambigüidade: Duplo sentido (real e figurado);

  • Polissemia: vários sentidos (Ex.: manga, colar,presente);

  • Slogan: Fórmula concisa e marcante de fácil repetição que resume o conceito ou diferencial do produto e /ou marca;

  • Títulos: Chama a atenção para o anúncio, trata da promessa básica e não é duradouro como o slogan;

  • Figuras de Linguagem - Metáfora: Analogia, explora o conhecimento de mundo de determinado público, conotativo;

  • - Metonímia: Substituição da parte pelo todo;

  • - Eufemismo: Suavizar coisas desagradáveis, difíceis de serem ditas;

  • - Antítese: Idéias opostas;

  • - Prosopopéia: Características humanas a seres inanimados;

  • - Onomatopéia: Verbalização de sons;

  • - Hipérbole: Exagero, ênfase em algo.